Saiba quais produtos não colocar na pele do rosto

O maior órgão de nosso corpo é a pele. Sempre exposta aos raios solares, ao clima, à hidratação e alimentação, exige cuidado e prevenção para que não seja afetada significativamente. O rosto e o pescoço são as regiões mais delicadas. Alguns produtos aplicados podem prejudicar a pele, ocasionando ressecamento, acne e dermatite. Por isso, é importante saber o que evitar: 

  1. Cremes noturnos durante o dia

O creme noturno, como o próprio nome já diz, deve ser aplicado à noite, já que possuem uma formulação mais forte, geralmente com ácidos fotossensibilizantes e que podem provocar manchas e irritação caso usados de dia.

  1. Vinagre

Muitas dicas caseiras sugerem o uso de vinagre para problemas como a acne, mas não é recomendado colocá-los, pois o ácido acético causa danos nesta região, sobretudo para quem tem a pele sensível, feridas abertas, cortes ou queimaduras. Descarte-o completamente e prefira tônicos adequados à sua pele. 

  1. Manteiga Vegetal

Muitos produtos de beleza utilizam manteiga vegetal como ingrediente para nutrir e hidratar a pele. Porém, esse produto é muito pesado e não deve ser colocado diretamente no rosto, podendo obstruir os poros e favorecer o surgimento de cravos e espinhas.

  1. Vitamina E pura

Essa vitamina é essencial ao organismo, mas deve se evitar o uso deste óleo diretamente na pele, pois pode obstruir os poros e desenvolver pontos de acne. Também foram relatados casos de ardor, inchaço e vermelhidão ao aplicar vitamina E direto na pele.

  1. Sprays e shampoos para o cabelo

Um truque antigo; porém, ainda utilizado: aplicação de sprays e shampoos com o objetivo de fixar bem a maquiagem. Com isso, você na verdade irá ressecar a pele, pois esses produtos contêm álcool e laquê. Evite o contato desses produtos na pele do rosto.

Nem todos os tipos de pele reagem da mesma forma. Antes de usar qualquer produto, consulte seu dermatologista. É importante elaborar uma rotina de cuidados personalizada e adequada às suas necessidades.